Home|Sobre|Tesouro da Juventude | Índice Geral | Fale Conosco
Tesouro da Juventude
icon
Geografia e Biologia
História
 AEF O Novo Mundo
 AEF O Velho Mundo
 AEF Belas Ações
 AEF Homens e Mulheres Célebres
Literatura
Artes e Trabalhos Manuais
Links Curiosidades
 AEF Fale Conosco

                                       TESOURO DA JUVENTUDE
       
 
                         


     A partir daí, o amor que tinham os artistas pelas formas animais e a crescente alegria de se exprimirem encontraram campo quase ilimitado. As galerias das cavernas eram cobertas de desenhos isolados ou frisos compridos (faixas contínuas) inclusive a representação de um conjunto de animais selvagens.

     Os animais cujos desenhos se encontram com mais frequência são o cavalo, a rena, o mamute, o bisão, e a cabra. Encontra-se de vez em quando o contôrno de uma espécie de boi, ou veado. Aqui ou ali aparece também a figura de um homem, mas dir-se ia que os primeiros artistas não se interessavam muito pela própria imagem.

    Na sua maior parte, os desenhos eram feitos na rocha com a ponta de um instrumento de sílex. As vezes os artistas riscavam um contôrno e cinzelavam a parte da rocha abrangida pelo mesmo para dar a ilusão de "relevo". Os trabalhos mais perfeitos, porém, foram os de puro contôrno.


    As primeiros pinturas e os primei pintores

A medida que se desenvolveu sentimento artístico, o traço grava passou a receber o complemento, uma pincelada. Em certo momei dessas eras remotas, os homens apre deram a pintar. A substância q empregavam para isso, o "pigmento consistia numa mistura de carv óxido de manganês e um óleo qu quer. Com pincéis finos o resulta é uma liberdade de traços, inveja muitos artistas de todos os temp 12 justamente por ter sido de ce modo tão "sem arte", quer dizer, fe de uma maneira livre, sem regra!

Visite nossos patrocinadores