Home|Sobre|Tesouro da Juventude | Índice Geral | Fale Conosco
Tesouro da Juventude
icon
Geografia e Biologia
História
 AEF O Novo Mundo
 AEF O Velho Mundo
 AEF Belas Ações
 AEF Homens e Mulheres Célebres
Literatura
Artes e Trabalhos Manuais
Links Curiosidades
 AEF Fale Conosco

                                     

COISAS QUE DEVEMOS SABER - Foguetes e Bombas Voadoras
 


Como vimos, o foguete é disparado quando se incendeia o material infla­mável da caixa cilíndrica. Mesmo depois que o foguete foi disparado e iniciou a sua trajetória, o material inflamável continua a queimar-se e a determinar a expulsão dos gases provenientes da sua combustão pela abertura ou aberturas da base. Nes¬tas condições o foguete não é idêntico a qualquer projétil comum; é, na realidade, uma espécie de pequeno aeroplano dotado de um dispositivo motor; o material inflamável contido na caixa cilíndrica nada mais é do que o combustível.As forças do atri¬to e da gravidade não podem afetá-lo tão fortemente como afeiam uma gra¬nada ordinária, enquanto a matéria inflamável, cuja combustão fornece a energia motora ao foguete, se não tiver consumido. Assim, o foguete desloca-se muito mais rapidamente do que uma granada comum e choca--se contra o alvo com muito maior violência.Diz-se que os foguetes foram em¬pregados mais de mil anos antes de Cristo pêlos chineses; primitivamen' te eram usados em exibições de fogos de artifício, destinados a divertir o público em dias de festa.Os chineses,contudo, chegaram a conceber a pos¬sibilidade de utilizá-los como arma mortífera contra um adversário. Não sabemos quando foram usados pela primeira vez neste sentido. Sabemos, no entanto, que no século XIII foi com auxílio de foguetes que os chi¬neses detiveram a invasão dos tártaros.Da China, o seu uso como arma de guerra parece ter passado para a Índia. Aproximadamente no século XVIII, os príncipes do Estado hindu de Misore dispunham de um corpo de lançadores de foguetes; Tippoo Sahib, príncipe de Misore, empregou foguetes com grande eficiência, ao defender a capital do seu Estado, Se-ringapatam, contra os ingleses, nos últimos anos do século XVIII. Os ingleses estavam grandemente interessados nesta arma, que lhes va¬leu grandes baixas na Batalha de Se-ringapatam. Sir William Congreve, oficial do Exército Britânico, então aperfeiçoou um, que dispunha de carga suficiente para lhe garantir um alcance de duas milhas. Os foguetes de William Congreve foram empre¬gados pela primeira vez pêlos navios de guerra ingleses no seu ataque ao porto de mar de Boulogne, em 1806 No ano seguinte, foguetes, disparados de belonaves inglesas, provocaram um grande incêndio em Copenhague, na Dinamarca.Os ingleses utilizaram igualmente

foguetes durante a guerra contra os americanos, em 1812. Isso contribuiu para a desastrosa derrota dos norte--americanos na Batalha de Bladens-burgo (agosto de 1814). Vários navios especiais para o lançamento deles se contavam na esquadra britânica que bombardeou o forte MacHenry, em setembro de 1814.
A Star-Spangled Banner (Bandei¬ra ornada de estrelas), hino nacio¬nal dos Estados Unidos, foi compos to por ocasião deste ataque contra o forte MacHenry. O poeta-advogado norte-americano Francis Scott Key testemunhou o bombardeamento exe¬cutado pelo navio almirante da es¬quadra britânica, a bordo do qual tinha ido com a missão de libertar alguns amigos. Quando, ao cair da tarde, viu a bandeira norte-americana flutuando ainda sobre o forte, a emo¬ção que sentiu levou-o a compor a Star-Spangled Baniier. Recorde-se que o poema fala do "clarão verme¬lho dos foguetes". Não se trata de uma simples figura de retórica. A referência é feita aludindo aos projé-teis que estavam sendo empregados no momento.

    



  

Visite nossos patrocinadores