Home|Sobre|Tesouro da Juventude | Índice Geral | Fale Conosco
Tesouro da Juventude
icon
Geografia e Biologia
História
 AEF O Novo Mundo
 AEF O Velho Mundo
 AEF Belas Ações
 AEF Homens e Mulheres Célebres
Literatura
Artes e Trabalhos Manuais
Links Curiosidades
 AEF Fale Conosco

                                       O LIVRO DA TERRA


A Grande Bola em que Vivemos 
A Terra está sempre em movimento
O Sol e sua família



   A Terra está sempre em movimento

  

A PRIMEIRA coisa que nos ocorre dizer quando alguém nos afirma que a Terra se move ó que isto não é possível, pois não o sentimos; mas é fácil a res­posta.

Numa estação qualquer, às vezes não podemos dizer se o trem em que nos encontramos se move ou não;

imaginamo-lo em movimento até que vemos a plataforma quieta de todo. Foi o movimento de outro trem pró­ximo que nos fez pensar, então, que o nosso se movia.

Por outro lado, quando nosso trem se move com velocidade uniforme, é-nos difícil perceber seu desloca­mento. Se, entretanto, o maquinista acelera ou retarda a marcha, então sentimos o movimento, impelidos que somos para trás ou para a frente.

Quando se viaja num trem, num navio ou num aeroplano em velo­cidade uniforme, só podemos perce­ber o movimento por dois modos:

sentindo a trepidação do veículo, pro­duzida pelas máquinas ou motores e pelo atrito com os trilhos, a água ou o ar, ou observando que as coisas em redor parecem mover-se em sentido contrário.         Na verdade sentimos o movimento de um veículo qualquer quando o seu movimento é muito sacudido e irre­gular. Cada vez que o carro retarda um pouco a sua marcha, o nosso corpo inclina-se para diante, seguin­do a velocidade anterior. Quando o carro torna a correr mais depressa. o corpo é projetado para trás. E assim nós damos conta de que o carro nos leva aonde desejamos ir.Quanto mais suave e uniforme for a marcha do carro, mais dificilmente poderemos notar-lhe o movimento. Ora, a Terra se move com imensa sua­vidade, sempre com a mesma veloci­dade, sem se atritar em coisa alguma, e seu movimento não é produzido por nenhum motor ou máquina cuja tre­pidação pudéssemos perceber.Não resta dúvida alguma de que não há melhor veículo para viajar que a própria Terra, sobre a qual, por outro lado, viajamos realmente sem cessar, navegando na água do mar ou cruzando o espaço tranquila­mente, num avião.

A melhor prova de que a Terra se move mais suave do que qualquer outra coisa é que nin­guém ainda a sentiu mover-se. Só raramente o percebemos, em relação a algumas porções da sua superfície, quando se verifica um tremor de terra. Mas isso é uma coisa intei­ramente diferente. Ninguém sentiu ainda o movimento da Terra no seu conjunto.

Que aconteceria se a Terra parasse de repente? Que nos sucederia a nós se ela realmente suspendesse o movi­mento, como um carro que se detém de súbito, ou como o braço no arre­messo de uma pedra? Quando um carro pára de repente, todos os pas­sageiros são impelidos para diante. Quando estendemos rapidamente o braço para largar uma pedra, esta segue o impulso e vai ter a uma grande distância. A Terra marcha sempre tão depressa que, se parasse de repente, todas as coisas que há soltas sobre ela e ainda muitas das que es­tão presas a seu solo, seriam arre­messadas no espaço.

Visite nossos patrocinadores