Home|Sobre|Tesouro da Juventude | Índice Geral | Fale Conosco
Tesouro da Juventude
icon
Geografia e Biologia
História
 AEF O Novo Mundo
 AEF O Velho Mundo
 AEF Belas Ações
 AEF Homens e Mulheres Célebres
Literatura
Artes e Trabalhos Manuais
Links Curiosidades
 AEF Fale Conosco

                                    

O LIVRO DE NOSSA VIDA - Os Seres que nos Rodeiam


  Quando falamos em animais não nos referimos, apenas, a quadrúpe¬des de que logo nos lembramos; in¬cluímos pássaros, peixes e esponjas. Quando falamos em vegetais não te¬mos em vista apenas os gerânios, as avencas e rosas, mas também as algas, os cogumelos e as bactérias. Qual é, enfim, a diferença entre um animal e uma planta? Uma delas é que a maioria das plantas, inclusive todas as formas mais desenvolvidas, são fixas ao solo, enquanto que os animais, via de regra, têm liberdade de movimento e podem ir de um lugar para outro.
Outra característica é a de que os animais se alimentam principalmente de seres vivos, sejam outros anima ou plantas. A maior parte das piar tas, todavia, toma sua alimentação d coisas inanimadas, tais como águ:
gás carbónico, nitrato de amónia, fo;
fatos, etc.
Finalmente as paredes das célulc das plantas são formadas por um substância vegetal que não se encor tra nos animais e é chamada celulosi
A linha divisória entre animais plantas é coisa ainda não bem def:
nida.É verdade, como aprenderemos er outros capítulos do Tesouro, que a] gumas plantas executam coisas prc prias dos animais, enquanto algun animais parecem plantas no seu mod de viver.
Tomemos, por exemplo, uma plant que cresce em pântanos e que apanh insetos e os devora. Outra, urna dia-tomácea unicelular move-se com ex¬traordinária rapidez dentro d'água. Por outro lado, animais marinhos, tais como o coral e a esponja, fixam-se tenazmente num só lugar. De tal modo se assemelham a plantas que são geralmente denominados zoófitos ou animais-plantas (do grego 20071 = animal e phyton = planta).
Não são, porém, comuns indivíduos deste tipo. Em geral os animais apre sentam as diferenciações enumeradas anteriormente.

Nesta obra contaremos a vocês mui¬ta coisa a respeito do grande agru¬pamento de seres vivos. O homem será a figura central. No Livro de Nossa Vida falaremos a respeito do corpo humano, dos alimentos que o sustentam e realizações no plano mental. No Livro de Coisas que de¬vemos saber diremos sobre as gran¬des indústrias da humanidade e feitos maravilhosos, tais como telefone, te¬légrafo, rádio, aeroplano, microscópio, etc. Em outros livros contaremos coisas sobre as diferentes regiões ha¬bitadas pelo homem desde os tempos mais recuados. Dissertaremos sobre as grandes obras de arte e literatura criadas pelo homem.
Teremos, também, muito a dizer a respeito dos outros componentes do mundo animal. No Livro dos Ani¬mais são abordados os leões, ursos, tigres, gatos, camelos, cães, baleias, etc. No Livro das Plantas rememoraremos a fascinante história do reino vegetal — desde a forma mais rudi¬mentar ao jequitibá gigantesco e ex¬plicaremos como as plantas servem à humanidade e às formas inferiores da vida animal.
Na Grécia antiga, atletas corriam conduzindo um archote; quando um deles se encontrava exausto, não caía e não abandonava o facho que tra¬zia: passava-o adiante, a outro atleta, e este  prosseguia na carreira, até repetir-se o gesto mais adiante. Desta forma, nunca se extinguia o fogo, e nem sequer parava.
Click na figura para ver


Click na figura para ver

 

Visite nossos patrocinadores