Home|Sobre|Tesouro da Juventude | Índice Geral | Fale Conosco
Tesouro da Juventude
icon
Geografia e Biologia
História
 AEF O Novo Mundo
 AEF O Velho Mundo
 AEF Belas Ações
 AEF Homens e Mulheres Célebres
Literatura
Artes e Trabalhos Manuais
Links Curiosidades
 AEF Fale Conosco

                                   homens E mulheres CÉLEBRES- OS HOMENS QUE NOS REVELARAM O MUNDO



Chegaram  por fim à China, onde um poderoso monarca, chamado Kublai Kan, os recebeu com extrem a amabilidade. Marco cresceu na corte do rei e chegou a exercer ali altas funcoes;aprendeu várias línguas e deu tantas mostras do seu bom engenho que Kublai o enviou como embaixador à Cochinchina, à Índia e a outros países.
Os Pólo desejaram, finalmente, regressar a Veneza, sua pátria, de que tinham estado ausentes por espaço de vinte e três anos. O soberano sentiu muitíssimo a sua partida; só a custo, mesmo, consentiu nela. No ano seguinte ao do seu regresso, Marco Pólo foi feito prisioneiro no decurso duma guerra entre os venezianos e os genoveses. Durante o cativeiro, que durou dois anos, ditou ele as suas recordações de viagem. Por espaço de muito tempo não se deu crédito às suas  narrações. Ninguém podia, com efeito, acreditar na existência de países tao extenços como a China e a Índia, povoados de milhões e milhões de habitantes; e ao ler o que Marco Pólo referia das ricas sedas, das deslumbrantes jóias e dos deliciosos perfumes e manjares, assim como do uso do papel-moeda, do emprego do gás para iluminação, da cidade de Kiu-Say, então a maior de todo o mundo, com as suas 12.000 pontes de pedra, consideraram as suas narrações como pura fábula.Um pequeno país que fez muito maior o mundo conhecido
No século XV estava já definitivamente formado o reino de Portugal, graças a guerras felizes com os mouros e os castelhanos e à sábia administração dos seus primeiros reis.
Naquele tempo, todas as mercadorias que iam do Oriente (sedas, especiarias, etc.) para a Europa estavam sujeitas a passar através de terras ocupadas por árabes e turcos. Isso causava grandes dificuldades e o infante de Portugal D. Henrique (filho do rei D. João I) se empenhou em obter diretamente as mercadorias da Índia. Estabeleceu-se em Sagres, na extremidade de um cabo, e ali armou as frotas que tinham de desvendar o mundo. Que de lutas teve de sustentar contra os preconceitos, as lendas, os terrores! Diziam que a zona tórrida era inabitável; que havia umas estátuas encantadas que não deixavam passar ninguém, monstros temerosos ou for¬midáveis gigantes guardando as costas do mar; no auge do terror, afirmavam que havia para além um ma;de breu que engulia os navios. Nadi porém, abalou o ânimo altivo do Infante.
 

Visite nossos patrocinadores