Home|Sobre|Tesouro da Juventude | Índice Geral | Fale Conosco
Tesouro da Juventude
icon
Geografia e Biologia
História
 AEF O Novo Mundo
 AEF O Velho Mundo
 AEF Belas Ações
 AEF Homens e Mulheres Célebres
Literatura
Artes e Trabalhos Manuais
Links Curiosidades
 AEF Fale Conosco

                                        LIVRO DE NOSSA VIDA - Os Seres que nos Rodeiam


O seu clima passou pouco a pouco a formar a zona temperada da América do Sul, e o limo dos pam­pas adquiriu por fim, em camadas sobrepostas, a sua atual fertilidade. Os animais tropicais morreram e ai estão sepultados. Os pampas, são, pois, um enorme cemitério de mons­tros, de homens e de vegetações que os fecundaram, convertendo-os hoje em um dos mais importantes celeiros do mundo.

No Brasil o homem não é tão antigo como nos pampas da Argentina, mas encontram-se restos de idades muito remotas, em cavernas e outros locais. No Museu Nacional do Rio de Janeiro existem alguns destes restos. Na caverna da Lagoa Santa, a que já nos referimos, além dos ossos de ani­mais desaparecidos, foram encontra­dos pinturas, machados de pedra, etc. Em outra caverna de Minas Ge­rais acharam-se fragmentos de ma­deira, bastões toscamente trabalhados e colocados a grande altura. As de Maracá, que deram ao Museu do Rio tantas das suas mais preciosas peças, são deveras notáveis pêlos objetos de barro nelas recolhidos. A chamada ilha do Pacoval, no lago Arari, dentro da ilha de Marajó, forneceu ao Museu objetos cerâmicos de extraordinário interesse e muito bem trabalhados, que já revelam um estádio superior de civilização.

Ao lado dos produtos do homem, dos objetos da sua arte rudimentar,

e dos seus próprios esqueletos, encon-" tram-se nessas notáveis cavernas do nosso país restos de algumas espécier hoje extintas, como os gliptodontes," os megatérios, as capivaras gigantes-," cãs. Uma das construções mais curio-| sãs daqueles tempos imemoriais sã. os chamados sambaquis, verdadeiro montes de conchas que se espalha. pela parte meridional da costa do pá e nas margens de certos rios. O n terial neles amontoado é tão abudante que em diferentes lugares fo­ram os sambaquis aproveitados como fornecedores de cal. Dos sambaquis têm sido extraídos ossos humanos, esqueletos inteiros, que, parece, aí foram propositadamente enterrados, muitos artefatos de pedra, pilões, ma­chados, pedras de amolar, perfurado­res, etc. Nem todos os sambaquis, porém, devem ser considerados como artificiais; é de crer que muitos desses montes são verdadeiras dunas de con­chas amontoadas pelo vento e pelas marés.

OQue vida miserável seria a do homem primitivo! E que inimigos te­míveis o ameaçavam: elefantes, mas­todontes, ursos, tigres enormes! Re­duzidos à emboscada, quantas vezes, por falta de armas, tinham de sofrer as torturas da fome! Hoje dormimos em cómodos leitos, mas imaginemos as longas noites de inverno dos nossos antepassados , no fundo das suas ca­vernas! Lá fora, os rugidos das feras as ciladas dos outros homens,


 

Visite nossos patrocinadores