Home|Sobre|Tesouro da Juventude | Índice Geral | Fale Conosco
Tesouro da Juventude
icon
Geografia e Biologia
História
 AEF O Novo Mundo
 AEF O Velho Mundo
 AEF Belas Ações
 AEF Homens e Mulheres Célebres
Literatura
Artes e Trabalhos Manuais
Links Curiosidades
 AEF Fale Conosco

                                                               INTRODUÇÃO

Artes e Trabalhos Manuais

                                  Belas artes
       
 
O homem, desde seu aparecimento sôbre a Terra, logo que decidiu viver diferente dos outros animais, procurou cercar-se de confôrto. Êsse natural desejo determina o progresso. Não só ao corpo iria servir tal intenção de melhorar as condições da existência, mas também ao aperfeiçoamento e à alegria do espírito. O homem sente-se melhor quando ele próprio con­tribui para a beleza do ambiente onde vive. Até nas cavernas dos trogloditas, até nos utensílios mais imediatos dos homens primitivos se encontra a manifestação dêsse pendor artístico, que se iria desenvolver rápido e que constitui um dos maiores encantos da vida. A seção de Belas-Artes - arquitetura, escultura e pin­tura - focaliza as atividades artísticas do homem, em todos os tempos e em tôda a parte; e as ilustrações inúmeras, que acompanham o texto, fornecem ao leitor o contato com as obras-primas que, um dia, talvez, os jovens leitores de agora possam apreciar de perto, nos diversos museus e ruínas espalhados pelo mundo. ML:NAMESPACE PREFIX = O />

VOLUMES
                    
01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09,

                    10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18


                                   Lições atraentes

O título da seção é bem significativo. A criança nela encontrará com que se distrair no próprio lar, iniciando ainda estudos úteis de forma aprazível. Dentro de uma limitação natural, vários são os assuntos. Quem tiver pendor para as belas-artes tomará contato com as maneiras mais simples de praticá-Ias. 

VOLUMES
                    
01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09,

                    10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18

                                  Coisas que podemos fazer



Não é necessária uma vocação especializada nem instrumentos absolutamente adequados para que realizemos uma porção de coisas interessantes e úteis, se dispom,os de algum tempo e paciência. Por exemplo, um jovem conhecedor de jogos é capaz de realizar pequenas mágicas, e assim tornar-se agradável e disputado na sociedade. Sozinho, fará, igualmente, muitos objetos de utilização variada. Esta seção apresenta problemas, passatempos, métodos de costura e desenho, conselhos indispensáveis à vida prática e aplicação de conhecimentos científicos.

VOLUMES
                    
01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09,

                    10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18

Visite nossos patrocinadores