Home|Sobre|Tesouro da Juventude | Índice Geral | Fale Conosco
Tesouro da Juventude
icon
Geografia e Biologia
História
 AEF O Novo Mundo
 AEF O Velho Mundo
 AEF Belas Ações
 AEF Homens e Mulheres Célebres
Literatura
Artes e Trabalhos Manuais
Links Curiosidades
 AEF Fale Conosco

                                      

O LIVRO DE NOSSA VIDA - Os Seres que nos Rodeiam


  T
ODOS sabemos que o universo
está cheio de seres vivos. Podemos ver com os nossos pró­prios olhos os animais que povoam o solo, os peixes que habitam as águas e os pássa­ros que nos delei­tam com seus can­tos alegres. O imponente pinhei­ro é, também, um ser vivo, do mes­mo modo que uma humilde ervinha e os pequeníssimos animais cuja per­cepção escapa ao nosso olhar. Para onde quer que nos voltemos, existem manifestações de vida.

Entretanto, sa­bemos que nem todas as coisas que vemos são seres vivos. Este livro, por exemplo; a mesa sobre a qual ele repousa, a lâm­pada, a parte me­tálica dos automó­veis e a chuva que cai nos telhados não são seres vivos.

Tudo quanto existe na superfície da terra ou é animado ou inanimado.

Em certos casos, em verdade, exis­tem conexões entre seres vivos e não vivos. O papel empregado no Tesou­ro da Juventude que você tem nas mãos não é uma coisa viva, mas tove origem em um abeto que ou-trora foi uma ár­vore cheia de vida. O carvão foi uma samambaia gigan­te que crescia nu­ma grande floresta tropical. Qual é então a diferença entre o papel e a árvore de onde foi extraído? Entre o carvão e a samam­baia que floresceu há milhares de anos?

A resposta é fá­cil: nos abetos e nas  samambaias existe vida e no papel e no carvão não existe. Afinal, que é vida? Al­guns dos maiores pensadores têm procurado defini--la e não o conseguiram. Entretanto, é possível mostrar como os seres ani­mados se distinguem dos inanimados. Em primeiro lugar, suas célulascomo podemos dizer se uma coisa e viva ? qual a diferença entre uma coisa viva? como um menino e uma coisa inanimada como um movel, um livro ou um   abajur



Visite nossos patrocinadores