Home|Sobre|Tesouro da Juventude | Índice Geral | Fale Conosco
Tesouro da Juventude
icon
Geografia e Biologia
História
 AEF O Novo Mundo
 AEF O Velho Mundo
 AEF Belas Ações
 AEF Homens e Mulheres Célebres
Literatura
Artes e Trabalhos Manuais
Links Curiosidades
 AEF Fale Conosco

                                     

O LIVRO DA TERRA -  A terra está sempre EM movimento

O movimento de revolução em redor do Sol

 

Mas o movimento da Terra ao dar voltas sobre si mesma, produzindo assim o dia e a noite, não é o seu único movimento. Decerto você já notou que, quando se joga um pião, gira ele às vezes num mesmo lugar do solo, e que -noutras ocasiões, à me­dida que dá voltas sobre si mesmo, se vai movendo de um ponto para outro. Quando isso acontece, o pião executa dois movimentos ao mesmo tempo: um ao girar sobre si mesmo, e o segundo, ao passar de um a outro ponto do solo. Pois isso faz a Terra. Ao mesmo tempo que dá voltas, mo­ve-se como um todo, tal como o pião no solo.

Não é necessário perguntar em que é que se apoia a Terra. Já sabemos que a Terra não se apoia em coisa alguma; gira pelo espaço, sem cessar, equilibrada apena,s pelas forças pro­venientes da atração que existe entre todos os corpos celestes.

Já vimos como o dia e a noite re­sultam do movimento de rotação da Terra em torno dela mesma. O ano, por sua vez, é uma divisão do tempo, que resulta do movimento de trans­lação da Terra em redor do Sol.

Já a semana é uma divisão artificial do tempo, não existindo nenhum mo­vimento da Terra que a fixe.

Se você quiser fazer com que os movimentos do seu globo ou da sualaranja se assemelhem mais fiehr aos da Terra, além de fazê-lo gira» torno de seu eixo, deverá dar v com ele em redor da vela que n senta o Sol

A causa das estações do ano

Se você examinar um globo, _ que o eixo da Terra, que vai dei pólo a outro, não está colocado v( calmente na armação, e sim inclia É isto porque, na realidade, o ( imaginário em torno do qual a T( gira, fica inclinado em relação plano da órbita da Terra (cami que ela percorre no seu movime de translação em volta do Sol). !

Esta inclinação é muito importai é ela que determina as estações ano.

Dela resulta que, conforme est a Terra de um lado ou do outro Sol, receberá mais calor e luz um outro dos seus hemisférios.Quando no Brasil temos o vera porque, com a inclinação do eixo Terra, o Pólo Sul está mais volt para o Sol do que o Pólo Norte hemisfério sul, onde fica o Brasil, cebe portanto, nesta época, mais do que o hemisfério norte. Assim dezembro, quando aqui faz calor Europa e nos Estados Unidos, ficam no hemisfério norte, é inv( e cai neve. Em junho, quando faz frio, lá é verãoSe você atravessar sua laranja uma faca (para simbolizar o imaginário que une
os pólos e torno do qual a Terra gira) e i com que ela gire em torno da i ficando a faca inclinada e não ti000cal, compreenderá facilmente o explicamos. Você verá que, man do a faca sempre com a mesma i;nação, à medida que a "Terra" girando em volta da vela, ficará i iluminado um ou outro dos he férios Se você fizesse a laranja girar 365 vezes em volta da faca, enquanto desse uma volta em redor da vela, representaria com maior exatidão os movimentos da Terra. De fato a Terra, para dar uma volta completa em redor do Sol, leva um ano, com¬posto de 365 dias, correspondendo
Na realidade são 365 giros e um quarto, de modo que, falando com mais rigor, um ano tem 365 dias e 6 horas. Por uma questão de comodi¬dade, entretanto, considera-se cada ano comum com 365 dias e, de quatro em quatro anos, o ano é bissexto, isto é, tem 366 dias; o mês de fevereiro possui 29 dias em vez de 28. Assim se compensa aquele quarto de dia, qu não se contou nos anos comuns.
Assim, o planeta onde vivemos pôs sui três movimentos; o de rotação er torno de seu próprio eixo, e que de corre em 24 horas; o de translaç? em torno do Sol, que se conta por 31 dias e 6 horas; e um terceiro, em con panhia do próprio Sol, no espaçi movimento a que estão sujeitos todc os astros do Sistema Solar. São tre movimentos conjugados e constante apesar de imperceptíveis para nós.
A humanidade, neste caso, tem v;
riado bastante de opinião, desde c tempos mais antigos, em que se ju gava a Terra o centro do sistema, a1 nossos dias, em que já se considero imóvel, no espaço, o Sol.

Visite nossos patrocinadores