Home|Sobre|Tesouro da Juventude | Índice Geral | Fale Conosco
Tesouro da Juventude
icon
Geografia e Biologia
História
 AEF O Novo Mundo
 AEF O Velho Mundo
 AEF Belas Ações
 AEF Homens e Mulheres Célebres
Literatura
Artes e Trabalhos Manuais
Links Curiosidades
 AEF Fale Conosco

                                      homens E mulheres CÉLEBRES- OS HOMENS QUE NOS REVELARAM O MUNDO


 Os descobridores do América: Cristóvão Colombo e Álvares Cabral Vimos como os portugueses procuraram chegar por mar à Índia, navegando para Oriente. Vamos vê; como Colombo pretendeu chegar Is seguindo pelo Ocidente. Com efeito. Colombo julgou sempre ter descoberto uma terra da Índia; o nome à América só foi dado ao nosso continente depois da sua morte,Quando moço, era muito pobre, Inteligente e afeiçoado ao estuai tratou de aprender a geografia e a' navegação, e de conhecer quantas histórias de viagens lhe foi possível. Abalava para o mar em todos os na¬vios cujos comandantes o quisessem levar. Tinha nascido em Génova, na Itália. Numa viagem a Lisboa teve conhecimento de uma carta em que o astrónomo Toscanelli respondia afir¬mativamente à pergunta do rei & Afonso V, sobrinho do infante D. Henrique, sobre a possibilidade dt chegar à Índia pelo ocidente, dizendo mesmo que a distância por aí era mais curta que pelo oriente,erro grave de consequências felizes. Cristóvão Colombo, impressionado por essa carta, sabendo ser a Terra redonda e, portanto, que navegando para oeste se havia de chegar à índia, persuadido mesmo, como Toscanelli. de que esse país ficava a uma distância muito menor a ocidente do que realmente está de Portugal, participou seus projetos a D.João II, filho de D.Afonso V, e pediu-lhe navios. Mas o rei português repeliu a proposta e Colombo foi oferecer-se à Espanha. O acolhimento que ali tiveran: as suas ideias não foi, a princípio mais favorável. Ele resolveu por isso passar à França. Tamanha era a sm pobreza que teve de empreender a viagem a pé e deter-se à porta de um convento, onde pediu, por esmola, um pedaço de pão para um filhinho que o acompanhava. Os monges acolheram-no amigavelmente e ficaram encantados com a sua estranha conversação Um  dos religiosos gozava de grande prestígio junto à rainha de Espanha, a quem escreveu, ponder ando-lhe a importância dos planos de Colombo. A rainha, então, instou para que regressasse à corte e deu-lhe três caravelas para a expedição.
Colombo fez-se à vela com os seus três navios a 3 de agosto de 1492, uma sexta-feira; contava 41 anos de idade.Durante a viagem, a tripulação pediu-lhe repetidas ve¬zes que desistisse de prosseguir na empresa e regressasse; viu-se ele nas maiores dificuldades para reduzir os seus homens à obediência. Dois meses e uma semana durou a travessia, e por fim, às dez horas da noite do dia 11 de outubro, avistou-se terra.Na manhã seguinte.

Colombo, vestido de grande gala e arvorando a bandeira de Espanha, desembarcou em terra. Ali ordenou aos seus homens que, a seu exemplo, se ajoelhassem e beijassem a terra a que a Providência  os tinha guiado, dando graças a Deus por mercê tão grande. A seguir tomou posse da ilha em nome do rei de Castela, e continuou a sua navegação em demanda de outras ilhas. Pensando que todas elas pertenciam a um arquipélago ocidental da Índia, chamou Índias Ocidentais às terras descobertas e índios aos seus habitantes. Dês cobriu outra ilha, a que chamou Cuba, e uma terceira, a que deu o nome de S.Domingos. Deixando nesta alguns dos seus homens, regressou à Espanha, onde chegou em 15 de março de 1493. Recebeu da corte o mais brilhante acolhimento, foi feito grande de Espanha, almirante, vice-rei, e confiaram-lhe dentro em pouco o comando duma nova expedição, na qual descobriu novas ilhas. Ainda realizou, a seguir, terceira e quarta viagens. Apesar de ter levado a cabo tão grande empresa, o famoso navegador chegou a ser preso a ferros e morreu no isolamento e na pobreza.
América foi o nome que se deu ao conti¬nente recém-descoberto. Um moço chamado Américo Vespúcio explorou as costas visitadas por Colombo e pôde demonstrar que não eram as da Índia. "É um novo mundo", exclamou. E com efeito, durante muito tempo designou-se o nosso con¬tinente como o Novo Mundo. Chamou-se lhe "América", de Américo, e não, como seria mais justo, "Colôm¬bia", graças à divulgação dada por um geógrafo, Waldseemuller, o qual, através de umas cartas de Vespúcio, onde não era citado o nome do desco¬bridor, tomou conhecimento do grande feito, atribuindo-lhe erradamente a autoria.

Visite nossos patrocinadores