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Como Devemos Fazer o Nosso Primeiro Desenho

GOSTARIAM de saber desenhar e copiar num papel tudo que vêem? Pois é realmente maisfacil aprender a desenhar do que a escrever,ainda que não seja muito simples, na verdade , lgo no começo,fazer uma casa, um cvlo, ou um boi. Mas devemos lembrar-nos de que os belos quadros,que ornamentam as nossas casas,foram feitos por pessoas que a principio também encontraram dificuldades no manejo do lapis e do giz.
  Quem sabe! Talvez um dia  venham a pintar quadros tão bonitos como os que admiram. Querem começar hoje mesmo?
   Tomemos em primeiro lugar duas fôlhas de papel, uma escura e outra branca. O papel vulgar de embrulho serve muito bem para primero caso; quantoa fôlha  branca escolhe -se  uma  de papel fino. obternhamos depois giz e alguns lapis de côres. Se se conseguir uma caixa de tintas, tanto melhor, sobretudo se  estiverem em tubos ou sob a forma de pastilhas que fàcilmente se dissolvam. É necessário uma tigelinha com água muito limpa; recomenda-se a mesma limpeza com a caixa de tintas, pois será impossivel pintar se os pincei e as tintas estiverem sujos ou com poeira. sôbre uma tábua de madeira, prega-se a fôlha escura, com quatro percevejos; no caso e não haver uma tabua , faz-se o mesmo em cima de qualquer livro de capa lisa. por debaixo é conveniente colocar uma caixa ou outro livro para que  o papel se mantenha inclinado, de modo que não sejamos obrigados a curvar-nos sôbre o desenho, o que seria prejudicial a vista. tudo preparado,procura-se alguma coisa facil de copiar. suponhamos uma laranja uma maçã, ou um Ôvo.na  distância de nós. tomemos depois um pedaço de giz. A pricipio é um tanto dificil sustenta-lo entre os dedos, especialmente a quem ja sabe escrever, porque não se pea no giz como se pega na caneta. Não se deve segurar o giz pela extremidde, mas sim pelo meio, como se vê na figura 1. convén não o apertar demasiadamente; mesmo que osdedos se retesem e nos doam um pouco, devemos segurar bem o giz. Então, começa-se o desenho.não se traça apenas uma linha (o contôrno) com a ponta do giz, masprocura-se fazer logo a figura em cheio do moêlo escolhido,que não deve ser excessivamente pequeno; pelo contrário,quanto maior,melhor segurando bemo giz,é fácil movê-lo em tôdas as direções e chegar ao resultado que se pretende, o que não se consegue se o seguramos pela extremidade.  As gravuras mostram como se deve fazer eo que se deveevitar no comêço. Se o primeiro desenho não ficar bem, põe-se de lado, começa-se outro e vai-se repetindo até se conseguir fazer um trabalho perfeito. Se desenharmos uma laranja, façamo-la de forma que não fique perfeitamente redonda;em cima e em baixo deve ser um pouco plana. um ôvo também não é redondo; é mais sôbre o comprido, e  mais largo numa das extremidades. As maçãs possuem formas diferentes; nenhuma delas éinteiramente redonda e nem tôdas têm peciolo. As figuras que apresentamos são simplesmente para eninar comose deve desenhar, não para serem copiados , pois deve-se sempre pintar um Ôvo, uma maçã ou laranja do natural.
   Quando conseguirmos fazer isto bem, podemos então deixar a fôlha escura e o giz,começar o desenho a lápis na fôlha branca, trabalhando como havíamos feito antes, mas tendo sempre o máximo cuidado em segurar bem o lápis. Uma laranja pinta-se com um lápisde côr; e para uma bela maçã necessitamos de dois lápis verde e outro vermelho.não se pode desenhar um ôvo em papel branco, porque não se destaca, a não ser que tomemos pormodelo um dêsses ovos acizentadosou rozados, e em tal caso procurm-se lápis dessas mesmas côres.
   Querendo fazer uso da caixa de  tintas, devemos limpa-la muito bem antes  de começar.escolhe-se um pincel que não seja fino demais. Há pincéis boms e maus. se tem as cerdas muito desiguais e lhes faltam meso algumas, são maus,e não devemos servir-nos dêles porque podem deixar algum fo no desenho. È bom todo o pincel que tenha  as cerdas dispostas de forma que depois de molhadas, possam unir-se formando ponta.
    Se se tratar de aquarelas, devemos dilui-las num pires com água bem limpa. se as tintas estiverem úmidas, basta apenas molhar o pincel na água e depois esfregá-lo na pasta até obtermos a côr desejada, que iremos depositando nas concavidades da tampa da caixa. os tubos de cores devem ser  usados com muito cuidado, apertando-os ligeiramente por baixo, para quesaia  pouca tinta e fechando-os muito bem ao concluir.
    para pintar a maçã, mistura-se o azul com o amarelo e obtém-se o verde; mas,como na caixa  há vários tons de azul e amarelo ,devemosprocurá-los com cuidado. Aliás, poderemos servir-nos do verde, própriamente,o mais ou menos claro. se a maçã tiver uma parte vermelha, mitura-se vermelho e verde em proporções convenientes em outro lugar da tampa da caixa  ou do pires. Depois de  preparadas as côres no pires ena tampa da caixa , começa-se a pintar.
   para a laranja,é preciso um amarelo mais vivo;se o da caixa fôr pálido, junta-se-lhe um pouco de vermelho. A côr do ôvo corado obtém-se com o acinzentado ou côr-de-rosa,bastante diluido em água. Nunca usar tinta branca num papel branco. Se a côr preparada estiver muito sêca o trabalho ficará ruim mas também não sairá bem se a tinta tiver água demais,porque a aguada deslizara pelo papel.
    É preciso não traçar linhas com o giz,pintando o cheio da figura. deve-se pintar tão liso e igual quanto possível,mas não passar mesmo ponto,nem levantar repetidamente o pincel.
    A principio encontramos dificuldades. É necessário não nos impacientarmos. Cobre-se primeiro de verde tôda a mçã. Em seguida, com a ponta  de um pincel limpo, toma-se um pouco de vermelho com pouca água e , antes que o verde esteja inteiramente seco, toca-se com o pincel no ponto em que a maçã tem a côr avermelhada. o vermelho espalha-se misturando-se com o verde .
    É melhor fazer pouco de cada vez.


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