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LIÇÕES ATRAENTES
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Como Devemos Fazer
o Nosso Primeiro Desenho
GOSTARIAM de saber desenhar e copiar num papel tudo que
vêem? Pois é realmente maisfacil aprender a desenhar do que a
escrever,ainda que não seja muito simples, na verdade , lgo no
começo,fazer uma casa, um cvlo, ou um boi. Mas devemos lembrar-nos de que
os belos quadros,que ornamentam as nossas casas,foram feitos por pessoas
que a principio também encontraram dificuldades no manejo do lapis e do
giz. Quem sabe! Talvez um dia venham a pintar quadros tão
bonitos como os que admiram. Querem começar hoje
mesmo? Tomemos em primeiro lugar duas fôlhas de
papel, uma escura e outra branca. O papel vulgar de embrulho
serve muito bem para primero caso; quantoa fôlha branca escolhe
-se uma de papel fino. obternhamos depois giz e alguns lapis
de côres. Se se conseguir uma caixa de tintas, tanto melhor,
sobretudo se estiverem em tubos ou sob a forma de pastilhas que
fàcilmente se dissolvam. É necessário uma tigelinha com água muito limpa;
recomenda-se a mesma limpeza com a caixa de tintas, pois será impossivel
pintar se os pincei e as tintas estiverem sujos ou com poeira. sôbre uma
tábua de madeira, prega-se a fôlha escura, com quatro percevejos; no caso
e não haver uma tabua , faz-se o mesmo em cima de qualquer livro de capa
lisa. por debaixo é conveniente colocar uma caixa ou outro livro para
que o papel se mantenha inclinado, de modo que não sejamos obrigados
a curvar-nos sôbre o desenho, o que seria prejudicial a vista. tudo
preparado,procura-se alguma coisa facil de copiar. suponhamos uma laranja
uma maçã, ou um Ôvo.na distância de nós. tomemos depois um pedaço de
giz. A pricipio é um tanto dificil sustenta-lo entre os dedos,
especialmente a quem ja sabe escrever, porque não se pea no giz como se
pega na caneta. Não se deve segurar o giz pela extremidde, mas sim pelo
meio, como se vê na figura 1. convén não o apertar
demasiadamente; mesmo que osdedos se retesem e nos doam um pouco, devemos
segurar bem o giz. Então, começa-se o desenho.não se traça apenas uma
linha (o contôrno) com a ponta do giz, masprocura-se fazer logo a figura
em cheio do moêlo escolhido,que não deve ser excessivamente pequeno; pelo
contrário,quanto maior,melhor segurando bemo giz,é fácil movê-lo em tôdas
as direções e chegar ao resultado que se pretende, o que não se consegue
se o seguramos pela extremidade. As gravuras mostram como se deve
fazer eo que se deveevitar no comêço. Se o primeiro desenho não ficar bem,
põe-se de lado, começa-se outro e vai-se repetindo até se conseguir fazer
um trabalho perfeito. Se desenharmos uma laranja, façamo-la de forma que
não fique perfeitamente redonda;em cima e em baixo deve ser um pouco
plana. um ôvo também não é redondo; é mais sôbre o comprido, e mais
largo numa das extremidades. As maçãs possuem formas diferentes; nenhuma
delas éinteiramente redonda e nem tôdas têm peciolo. As figuras que
apresentamos são simplesmente para eninar comose deve desenhar, não para
serem copiados , pois deve-se sempre pintar um Ôvo, uma maçã ou laranja do
natural. Quando conseguirmos fazer isto bem, podemos então
deixar a fôlha escura e o giz,começar o desenho a lápis na fôlha branca,
trabalhando como havíamos feito antes, mas tendo sempre o máximo cuidado
em segurar bem o lápis. Uma laranja pinta-se com um lápisde côr; e para
uma bela maçã necessitamos de dois lápis verde e outro vermelho.não se
pode desenhar um ôvo em papel branco, porque não se destaca, a não ser que
tomemos pormodelo um dêsses ovos acizentadosou rozados, e em tal caso
procurm-se lápis dessas mesmas côres. Querendo fazer uso
da caixa de tintas, devemos limpa-la muito bem antes de
começar.escolhe-se um pincel que não seja fino demais. Há pincéis boms e
maus. se tem as cerdas muito desiguais e lhes faltam meso algumas, são
maus,e não devemos servir-nos dêles porque podem deixar algum fo no
desenho. È bom todo o pincel que tenha as cerdas dispostas de forma
que depois de molhadas, possam unir-se formando
ponta. Se se tratar de aquarelas, devemos dilui-las
num pires com água bem limpa. se as tintas estiverem úmidas, basta apenas
molhar o pincel na água e depois esfregá-lo na pasta até obtermos a côr
desejada, que iremos depositando nas concavidades da tampa da caixa. os
tubos de cores devem ser usados com muito cuidado, apertando-os
ligeiramente por baixo, para quesaia pouca tinta e fechando-os muito
bem ao concluir. para pintar a maçã, mistura-se o
azul com o amarelo e obtém-se o verde; mas,como na caixa há vários
tons de azul e amarelo ,devemosprocurá-los com cuidado. Aliás, poderemos
servir-nos do verde, própriamente,o mais ou menos claro. se a maçã tiver
uma parte vermelha, mitura-se vermelho e verde em proporções convenientes
em outro lugar da tampa da caixa ou do pires. Depois de
preparadas as côres no pires ena tampa da caixa , começa-se a
pintar. para a laranja,é preciso um amarelo mais vivo;se o
da caixa fôr pálido, junta-se-lhe um pouco de vermelho. A côr do ôvo
corado obtém-se com o acinzentado ou côr-de-rosa,bastante diluido em água.
Nunca usar tinta branca num papel branco. Se a côr preparada estiver muito
sêca o trabalho ficará ruim mas também não sairá bem se a tinta tiver água
demais,porque a aguada deslizara pelo papel. É
preciso não traçar linhas com o giz,pintando o cheio da figura. deve-se
pintar tão liso e igual quanto possível,mas não passar mesmo ponto,nem
levantar repetidamente o pincel. A principio
encontramos dificuldades. É necessário não nos impacientarmos. Cobre-se
primeiro de verde tôda a mçã. Em seguida, com a ponta de um pincel
limpo, toma-se um pouco de vermelho com pouca água e , antes que o verde
esteja inteiramente seco, toca-se com o pincel no ponto em que a maçã tem
a côr avermelhada. o vermelho espalha-se misturando-se com o verde
. É melhor fazer pouco de cada vez.
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