Home|Sobre|Tesouro da | Juventude | Índice Geral | Fale Conosco | ||||||||||||||||||||||||||||||||
coisas QUE podemos fazer- o Jogo de Basquetebol O jogador pode bater a bola com as
mãos, passá-la, rolá-la, e
arremessá-la em qualquer direção; não deve, porém, conduzi-la sem a
movimentar ou batê-la no solo. Certo número de faltas ou jogadas ilícitas pode ocorrer num jogo de basquetebol; essas faltas são registradas pelo juiz ou pelo auxiliar. Existem duas espécies de faltas: técnicas e pessoais. De um modo geral, uma falta técnica é uma violação das regras sem envolver contato com o adversário. Por exemplo, o jogador comete uma falta técnica quando atrasa o jogo ou reclama do juiz. Uma falta pessoal ocorre quando existe contato ilegal com o adversário. As faltas pessoais são cobradas quando se agarra, empurra ou bloqueia o adversário. O jogador que cometer quatro faltas pessoais é automaticamente afastado do jogo e não mais poderá voltar. Se um jogador é acusado do que pareça a um oficial uma violação voluntária das regras, é imediatamente forçado a abandonar o jogo; isto é chamado uma falta desqualificante. Algumas vezes ambos os quadros cometem faltas ao mesmo tempo; neste caso dizemos que houve uma falta dupla. Uma falta múltipla é cometida quando se praticam duas faltas sobre um quadro na mesma jogada. Quando qualquer quadro cometeu uma falta, o que foi prejudicado tem direito a um lance livre à cesta. No caso de uma falta pessoal, quem a sofreu é que executa o lance. Quando uma falta técnica é cometida por um certo quadro, qualquer componente da equipe oposta pode tentar o arremesso. No caso de uma falta múltipla o mesmo jogador tenta fazer ambas as cestas. No momento em que vai ser cobrado um lance livre, um jogador da equipe local e um da visitante, respectivamente, ocupam os lugares que as regras estipulam. No caso de um lance livre seguindo uma falta pessoal, os outros jogadores se alinham ao longo da parte reta em que termina o "garrafão". Nos lances livres seguindo faltas técnicas os jogadores não se alinham. Quando um jogador introduz a bola na cesta, depois de' um lance livre, obtém um ponto para o seu quadro. Uma jogada normal que finalize com a introdução da bola na cesta conta dois pontos. Depois
que esses dois pontos foram marcados,
a bola é posta em jogo novamente por trás da linha terminal, por um
componente do quadro que os perdeu. Ele deve pôr a bola em jogo até 5 segundos depois de estar com ela
nas mãos.
Após um lance livre a bola é jogada da linha terminal para a quadra por qualquer adversário do lançador, se o lance for feito por motivo de uma falta pessoal e a bola entrou. Se o lance foi feito por falta pessoal e a bola não entra, o jogo continua. Após um lance motivado por falta técnica, tenha a bola entrado ou não, é posta em jogo de fora do campo, mais ou menos na altura da metade, por qualquer adversário do quadro que executou o arremesso. No decorrer de um jogo rápido de basquetebol, a bola muitas vezes sai do campo. Neste caso o juiz paralisa o jogo, trilando o seu apito. Em seguida, dá a bola a um adversário do jogador que a lançou fora de campo, e ela é posta em jogo novamente, lançada da linha lateral limítrofe. Se o oficial não pode decidir quem por último tocou a bola, arremessa-a no ar entre dois jogadores adversários, próximo do lugar onde saiu, mas pelo menos a 0,30 m. da linha limítrofe. Certas vezes acontece que dois adversários agarram a bola ao mesmo tempo, de tal maneira, que nenhum deles fica de posse da mesma. Neste caso diz-se que é "bola presa" e os dois saltam no lugar onde a bola ficou retida. Se a bola ficou presa no interior do "garrafão" o salto se efetua na altura do arremesso do lance livre; se fora deste, o salto se faz no círculo central. Um quadro de posse da bola em seu próprio campo deve levá-la para o campo oposto na altura da linha central num prazo de 10 segundos. Isto é para evitar que se demore, passando a bola de um para outro dos componentes, em seu próprio campo. Em geral o jogo dura 40 minutos divididos em 4 tempos de 10 minutos, efetuando-se a mudança de campo 20 minutos depois de começada a partida. O capitão da equipe tem direito a pedir "tempo" em qualquer altura do jogo, em geral interrupção de um minuto. Cada quadro tem direito a quatro "tempos". Cobra-se falta técnica por minuto excedente. Se prevalece um empate no fim do jogo, são jogados cinco minutos mais, para quebrar o empate. Antigamente a feitura dos pontos era atribuição principal dos dianteiros, ficando os guardas na defesa. Hoje, cada quadro geralmente age como um todo, enquanto ataca o campo adversário; às vezes os guardas fazem muitas cestas. O jogo de basquetebol
feminino é, de certo modo, parecido com o masculino, variando apenas
na duração e dimensão do campo. Há seis jogadoras de cada lado; três
dianteiras e três guardas; não existem períodos extras no basquetebol
feminino. O basquetebol desenvolve o espírito de liderança e esportividade e dá ensejo aos jogadores de organizarem e dirigirem equipes. Facilita o desenvolvimento muscular e propicia destreza, cooperação, velocidade e resistência. Todavia, aqueles que se dedicam a esse jogo devem passar por um cuidadoso exame médico a fim de que sejam julgados aptos a praticá-lo. Os jogadores não são os únicos a se beneficiarem e encontrarem prazer no jogo, mas também os que a ele assistem muito se distraem. Os movimentos rápidos dos jogadores, os corpos que se movem na quadra e os momentos de tensão que precedem um lance livre, tudo isto é extremamente excitante. Talvez a rapidez do jogo e o fato de ser duramente disputado constituam as principais razões de sua popularidade. Quando o basquetebol é cuidadosamente ensinado e praticado, constitui excelente atividade para a correção de certos defeitos físicos. Em resumo, é um dos mais importantes esportes coletivos dos mais adiantados centros de educação física do mundo. |
| ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||