Home|Sobre|Tesouro da Juventude | Índice Geral | Fale Conosco
Tesouro da Juventude
icon
Geografia e Biologia
História
 AEF O Novo Mundo
 AEF O Velho Mundo
 AEF Belas Ações
 AEF Homens e Mulheres Célebres
Literatura
Artes e Trabalhos Manuais
Links Curiosidades
 AEF Fale Conosco

                                         COISAS QUE PODEMOS FAZER

 

O JOGO DE BASQUETEBOL
Como se faz uma caixa de madeira
Processo simples de desenhar um cão e Como se desenha um gato
Cortar o barbante magico  
Pequenos Problemas que desafiam a nossa argucia            
jogos manuais
maneira facil de fazer um telefone
truques
coruja e rã feitas com circulos
jogos para dias de chuva
Boboleta pregadeira


  

  Como se faz uma caixa de madeira  

"EXISTEM nas casas de brinquedos estojos de madeira, onde se acon­dicionam ferramentas de tamanho re­duzido e próprias para construção de pequenos objetos, com as quais se exercita a perícia de um menino e sua natural habilidade.
A satisfação e a utilidade que esses objetos podem proporcionar por certo compensarão a pequena importância despendida para a sua aquisição

Há vários tipos de ferramentas; não é preciso comprar todas; somente as indispensáveis: uma machadinha, um martelo, um serrote, um formão, uma plaina, uma chave de parafusos, um alicate e uma verruma para traba­lhos de madeira.

A primeira, como todos sabem, ser­ve para partir a madeira em sentido longitudinal, quer dizer, no sentido em que cresceu a árvore, ou em sen­tido transversal, o oposto; para cortá-la transversalmente deve-se empre­gar sempre o serrote.

Há várias espécies de serras; a de que necessitamos é a chamada de mão, ou serrote, de trinta a quarenta centímetros de comprimento. Pode--se serrar de diferentes maneiras; a mais usual é fazer-se em linha reta, movendo a serra para cima e para baixo com regularidade, sem a virar para os lados, porque o corte resul­taria desigual. Antes de começar a serrar, convém traçar na madeira, a  lápis, o lugar por onde a queremos cortada, e devemos procurar seguir cuidadosamente essa linha. Para mar­car a madeira necessitamos de uma régua e um esquadro.

O martelo é uma ferramenta indis­pensável. A sua principal aplicação é pregar; também serve para arran­car pregos, com a extremidade oposta do ferro, chamada "unha". Os pre­gos que se arrancam saem, na sua maioria, torcidos, e já não servem para tornar a pregar porque se do­bram, a não ser que os desentortemos previamente. Para isso, colocamo-los sobre uma peça qualquer de ferro, de pedra (nunca sobre uma superfície macia), a ponta para baixo, e batemos com o martelo até que o prego fique completamente direito. Naturalmen­te será mais fácil usar pregos no­vos, mas lembre-se de que uma das coisas que deve fazer, por pouco que seja, é poupar dinheiro. Emprega-se o formão para cortar a madeira, quan­do para isso não está indicado o uso da machada nem do serrote, acertan­do-a ou preparando-a, por exemplo, com o fim de colocar uma fechadura na porta, antes de introduzir as do­bradiças.


 

Visite nossos patrocinadores