Home|Sobre|Tesouro da Juventude | Índice Geral | Fale Conosco
Tesouro da Juventude
icon
Geografia e Biologia
História
 AEF O Novo Mundo
 AEF O Velho Mundo
 AEF Belas Ações
 AEF Homens e Mulheres Célebres
Literatura
Artes e Trabalhos Manuais
Links Curiosidades
 AEF Fale Conosco

                                

coisas QUE podemos fazer- como SE faz UMA caixa DE madeira
A verruma, como se sabe, é destina­da a fazer pequenos orifícios, especial­mente para introduzir um parafuso.

Excepcionalmente, haverá necessi­dade de fazê-los para receber pregos, quando a madeira é, por exemplo, de natureza rija e fácil de rachar.

A chave de parafusos, também de­nominada chave de fenda, serve para introduzir parafusos na madeira ou tirá-los, colocando a extremidade na ranhura da cabeça do parafuso e imprimindo-se à ferramenta um movi­mento rotativo

cabe agora a vez a plaina . comparando a madeira de uma cerca rús­tica com a da porta de uma casa, notaremos imediatamente uma gran­de diferença na superfície de ambas;

aquela é áspera e conserva-se tal qual foi cortada. É que a da porta foi aplainada e a outra não. A ma­deira a que se deseja dar uma su­perfície lisa e polida, terá que ser submetida ao trabalho da plaina.

Outra razão para alisar as madei­ras é o ter que pintá-las; sem esse trabalho, empregar-se-ia muito mais tinta; a madeira lixada destina-se a ser pintada, como o papel acetinado a receber a escrita. Para se manobrar bem a plaina, é necessário empurrá--la com força para diante, procuran­do exercer a mesma pressão em todas as partes da madeira. A lâmina que executa o trabalho deve estar colo­cada na parte inferior da plaina, ex­cedendo-a ligeiramente.

A plaina, como o formão, devem estar sempre muito bem afiados, para o que é sempre bom ter-se uma pedra de amolar, a qual se unta pre­viamente com umas gotas de azeite, submetendo-se depois a lâmina a uma fricção demorada.A primeira coisa que você deve fazer com a sua ferramenta é pre­parar uma caixa onde a possa guar­dar. Talvez encontre em casa uma caixa ou caixote de pequeno tama­nho: neste caso já realizou metade do trabalho. Comece por separar os lados do caixote, tirando-lhe primei­ramente os pregos. Feito isto serre dois pedaços de madeira de 45 centí­metros de comprido por 15 de lar­gura. Estas duas tábuas formarão os lados longitudinais da caixa. Serre, a seguir, duas tábuas de 15 centímetros por 17,50, que formarão os outros dois lados; aplainam-se convenientemente e pregam-se da forma que indica a figura, com os lados mais curtos den­tro dos compridosDepois de pregados todos os lados, medirá a caixa 45 centímetros de com­

prido por 17 de largura (chegará a 20 se a espessura dos lados é de 12 milí­metros). Corte agora a madeira que há de formar o fundo e pregue-a.

Se a madeira tiver largura sufi­ciente, o fundo da caixa pode ser feito com uma só peça; se não tiver, nesse caso será necessário unir algumas tábuas, pregando-as com o auxílio de duas travessas.

Pode-se agora tratar da constru­ção da tampa, para a qual se proce­derá como sucedeu com o fundo.

Pregue nela, conforme a gravura, duas travessas que não cheguem aos extremos. A tampa pode ser feita por meio de encaixes ou fixar-se por meio de dobradiças que se aparafu-sarão primeiro à tampa. Em seguida corte com o formão um pouco de madeira, de modo que as dobradi­ças assentem bem nela. Pode-se pôr uma fechadura e colocar no interior da caixa repartições para os pregos e outras pequenas coisas.



  

 

Visite nossos patrocinadores