Home|Sobre|Tesouro da Juventude | Índice Geral | Fale Conosco
Tesouro da Juventude
icon
Geografia e Biologia
História
 AEF O Novo Mundo
 AEF O Velho Mundo
 AEF Belas Ações
 AEF Homens e Mulheres Célebres
Literatura
Artes e Trabalhos Manuais
Links Curiosidades
 AEF Fale Conosco

                                       O livro DOS porquês


 

Continuará a Terra a mover-se eter­namente com a mesma velocidade?

Não. Acabamos de ver que o dia se vai dilatando, porque as marés re­tardam o movimento deste pião co­lossal, que balizamos com o nome de Terra. Se colocarem um dedo sobre a superfície de um pião enquanto gira, retardarão o seu movimento e, por consequência, será maior o tem­po de cada rotação; e se existisse um foco luminoso num ângulo do quarto e houvesse na superfície do pião um ser vivo, dotado de inteligência, havia de reparar que o seu dia se tornara maior. Isto nada tem que ver com o aumento e diminuição dos dias nas diversas estações do ano; referi-mo-nos somente ao dia real de vinte e quatro horas, que é o tempo de uma revolução completa do pião colossal em que habitamos.

:
          Há no Sol marés de fogo?

Já dissemos que, se na Lua hou­vesse mares, haveria marés. Ora, no Sol não existem oceanos de água. mas toda sua superfície está coberta por um verdadeiro mar de gases em ignição; e sabemos que o Sol, à se­melhança da Terra, gira sobre o seu eixo, e na mesma direção que o nosso globo.

Desta maneira, a superfície do Sol vai mudando de forma à medida que gira sobre o seu eixo, por efeito da atração da Terra, e talvez também pela de outros planetas, em especial pêlos de massa tão grande como Jú­piter.

Quando dizemos "talvez" quere­mos significar unicamente que é pos­sível que a atração seja suficiente­mente intensa para que possamos apreciar os seus efeitos. Atração há, com certeza, porque ela se exerce sempre entre quaisquer porções de matéria, seja qual for o lugar onde se encontrem, embora nem sempre seja suficientemente sensível para que possamos apreciar os seus resul­tados.

Estas marés, produzidas no Sol pela influência da Terra, devem ser colos­sais, e muito mais importantes ainda do que as originadas pela influência do Sol sobre a Terra em fusão, em épocas remotas. Mas em caso algum poderão prejudicar seres vivos, por­que a vida não pode existir em tais condições.


 O Sol produz marés em nossa atmos­fera?

Quando pensamos nestas marés de gases sobre a superfície do Sol, não devemos esquecer que a nossa pró­pria atmosfera é também material, e está, por consequência, sujeita à atração do Sol e da Lua. Deve haver portanto marés atmosféricas, como háas oceânicas, embora estejam muito pouco estudadas; e estas marés ga­sosas, ao contrário das do Sol, podem ser de grande importância para a vida,visto afetarem o grande invó­lucro gasoso que mantém a vida à su­perfície da Terra



 

Que são calorias?

Se uma pessoa deseja ter boa saúde, sua alimentação é uma das poucas coisas que solicitam atenção constante. Além de calor, o corpo humano requer ferro, enxofre, carbono, fós­foro, etc. Alguns alimentos produzem mais calor; outros, materiai'á constru­tivos. Um regime ideal produz essas coisas em proporções adequadas.

O calor de que o corpo humano ne­cessita e que obtém através da diges­tão supõe-se ser de 2.000 calorias diárias. Uma caloria é o aquecimento necessário para elevar a temperatura de um quilogramo de água a um grau centígrado. Esta quantidade de calor, quando posta em ação, pode erguer 500 quilos de matéria a mais de um metro. Portanto, 2.000 calorias diá­rias (o calor utilizado pelo corpo dia a dia) é suficiente para erguer 1.000 toneladas de matéria a mais de um metro. Em outras palavras, nossa necessidade diária de calor deve ser suficiente para nos capacitar a reali­zar o equivalente do trabalho men­cionado. É claro que usamos esta

quantidade de calor sem que disso tomemos conhecimento.

Donde provém o perfume dos flores?

O perfume das flores procede de certas espécies de essências ou óleos que a planta produz interiormente com um fim determinado.

Alguns deles são muito semelhan­tes, e é provável que exista entre a maior parte um certo grau de paren­tesco, especialmente se procedem de plantas da mesma família ou ordem. Quase todas as plantas que produ­zem estes óleos parecem elaborá-los segundo um princípio geral, sendo o padrão de todos eles o que é conhe­cido com o nome de essência de te­rebintina, produzida por uma planta especial

Visite nossos patrocinadores