Home|Sobre|Tesouro da Juventude | Índice Geral | Fale Conosco
Tesouro da Juventude
icon
Geografia e Biologia
História
 AEF O Novo Mundo
 AEF O Velho Mundo
 AEF Belas Ações
 AEF Homens e Mulheres Célebres
Literatura
Artes e Trabalhos Manuais
Links Curiosidades
 AEF Fale Conosco

                                       

COISAS QUE DEVEMOS SABER - Foguetes e Bombas Voadoras


 

Mesmo nessa época, os foguetes constituíam uma arma de guerra eficiente, mas somente quando em­pregados contra alvos relativamente próximos. Disparados contra alvos distantes, a pontaria era deficiente, visto que o seu curso não podia ser determinado com exatidão, pois, à medida que se consumia a carga de matéria inflamável na caixa cilíndri­ca, o foguete tendia a tornar-se mais pesado do lado do topo, afetando-lhe o equilíbrio.

Como o alcance da artilharia au­mentou muito durante o século XIX, o foguete foi abandonado. A grana­da passou a ser a arma de guerra fa­vorita, pois o seu peso se mantinha constante desde que saía da boca de fogo até o momento da explosão, e a sua trajetória podia ser assim cal­culada com grande exatidão.

O foguete voltou à moda, durante a Grande Guerra n.° 2. Foi utilizado com eficiência mortífera contra tan­ques, aviões de bombardeamento e tropas de mar e de terra. Um foguete gigante, chamado "V-2", foi usado pêlos nazistas para bombardear alvos aliados a uma distância de 100 mi­lhas e mais. Apesar de tudo, ele não é ainda tão certeiro como a granada de artilharia. Armas de guerra como a Bazuka disparam quando se pre­tende atingir um alvo próximo. Além disso, peças como a Katiuska sovié­tica, lançam um considerável número de projéteis ao mesmo tempo, e como que regam eficientemente um alvo com foguetes. Tantos eles são, que pelo menos um atinge o ponto visado. 
No caso de certos foguetes usadosnos nossos dias, o desequilíbrio deter­minado pela combustão da carga de material inflamável do foguete é com­pensado por vários dispositivos auto­máticos. Noutros casos a justeza do tiro é obtida por meio do radiocon-trôle.Conquanto tenha sido até hoje con­siderado acima de tudo como arma de guerra, não devemos esquecer a sua utilização também para vários fins pacíficos.Os foguetes têm sido usados para diversão do público em vários países, há muitos séculos, e também para missões mais úteis. Foguetões têm sido empregados para transportar ca­bos destinados a estabelecer ligação entre a costa e navios naufragados. Pequenos foguetes, transportando ins­trumentos científicos, têm sido dispa­rados para colher dados sobre a es-tratosfera. Os instrumentos tornam descer sem se avariarem, graças pára-quedas a que estão ligados, trazem valiosas informações acere;das altas camadas atmosféricas.Procura-se aperfeiçoar os foguetes transformando-os em fontes de ener­gia a ser aplicada a automóveis e aviões, muitos dos quais deles já se utilizam.Desde logo foram empregados cora frequência para acelerar a decolagem de aviões,

  

Visite nossos patrocinadores